A arte de falar com naturalidade

A arte de falar com naturalidade

Além do conteúdo, é claro, é essencial a naturalidade com o qual o orador se apresenta em público. Mas como adquirir arte de falar com naturalidade? Vamos para algumas dicas.

Ao contrário do que muitos pensam falar em público com excelência não significa usar palavras difíceis e rebuscadas. Isso pode inclusive transmitir certo ar de artificialidade ao seu interlocutor e comprometer a credibilidade. A boa dicção, o tom de voz, o ritmo, a variação vocal, a enfatização das palavras, fazem toda a diferença na arte de falar com naturalidade. O orador precisa compreender que toda oratória é uma venda. Quando ele está comunicando a mensagem, o que o público precisa compreender?

Comunicar-se com clareza e originalidade é o passaporte para muitas conquistas na vida pessoal e profissional.

E sobre a postura?

Muitos alunos me perguntam: “E o que eu faço com as mãos? Não sei gesticular!”  A resposta é treinar  gesticulação e postura com tal empenho que eles passem a pertencer naturalmente a mensagem transmitida.  Os gestos não podem parecer terem sido programados para a fala do orador. O público não deseja ver uma máquina de falar, e sim um ser humano. O gesto tem a finalidade de ajudar na transmissão da mensagem, por exemplo: se queremos dizer que fomos a algum lugar, informamos ao corpo sobre qual movimento deve ser executado, e em seguida pronunciamos a frase.

a arte de falar com naturalidade

A arte de falar com naturalidade

Os cuidados com a postura devem começar antes mesmo de você começar a apresentação. A forma de andar, o olhar, a maneira de sentar, de cruzar e descruzar as pernas, enfim tudo. Ao caminhar pelo auditório, demonstre segurança no andar e certeza na postura; o auditório ficará mais receptivo na expectativa de receber uma boa mensagem.  Lembre-se que o treino é essencial para atingir a excelência.  Para isso, treine suas apresentações antes, no espelho, para amigos, filme-se. As pessoas — entre elas clientes e gestores perceberão sua mudança.

 

Espero este texto tenha esclarecido a necessidade de usar de naturalidade para gerar credibilidade e aprimorar as suas técnicas de falar em público.

Deixe aqui nos comentários suas dúvidas e dificuldades sobre o assunto ou  conte o que uma oratória mais atrativa faria por você e seus negócios neste momento! 

Clique aqui para conhecer os cursos de Oratória disponíveis em nosso site.