Como deixar de ser uma pessoa perfeccionista

Como deixar de ser uma pessoa perfeccionista e autocrítica, dicas importantes:

1. Lembre que perfeição não existe

Se eu perguntasse pra você se acha que tem o corpo perfeito o que diria? Ou se tem a casa perfeita? Ou se teve o dia perfeito? Ou se tem a vida perfeita? Muito provavelmente você encontrará inúmeras imperfeições na sua vida. Isso porque a vida de ninguém é perfeita. Então por que buscar a perfeição?

2. Perceba os danos desse comportamento para você

Veja como essa atitude está impedindo o seu progresso. Veja como está bloqueando você de conseguir o que deseja.

3. Não tenha medo de críticas

Deixe de lado o medo de ser julgado diferente do que você gostaria. Tenha coragem e libere para o mundo a sua obra. Sempre vai ter quem não vai gostar. Impossível agradar a todos. Então aceita isso e desencana. Vale mais a pena ser verdadeiro consigo mesmo e quem não gostar, paciência. Isso é agir de forma autêntica.

4. Trabalhe com prazos

Considere a possibilidade de que está tão bom quanto foi possível de entregar no prazo estipulado. Sem prazo pessoas perfeccionistas podem se perder trabalhando eternamente sem chegar ao fim.

5. Procure fazer melhor em vez de perfeito

Considere um pensamento do tipo “Está tudo bem, ninguém é perfeito e também posso não ser perfeito”. Então libere sua obra. Depois você pode trabalhar na melhoria. Pelo menos agora você concluiu algo para mostrar e receber opiniões. Um processo iterativo de feedbacks com melhoria contínua gera um resultado final melhor que ficar segurando por tempo indeterminado.

6. Utilize o princípio de Pareto

Esse princípio diz que 80% dos resultados são gerados por 20% do esforço e os outros 20% dos resultados requerem 80% do esforço. Em outras palavras, vale mais a pena concentrar no pouco que gera bastante resultado do que perder muito tempo com os detalhes que trazem pouco retorno.

7. Evite comparar-se com os demais

O perfeccionismo é muitas vezes uma autocrítica acentuada gerada pela comparação com os outros. Você pode usar outras pessoas como fonte de inspiração. Mas não faça disso a necessidade de fazer igual. Você precisa saber que cada um tem o seu jeito, o seu estilo e a sua jornada. Vale mais comparar-se consigo mesmo e ver sua evolução. Saber que está progredindo em vez de buscar se igualar a outros.

8. Pratique aceitação

Aprenda a aceitar quando já está bom o suficiente para a necessidade do momento. Saiba que não existe necessidade de continuar indefinidamente. Lembre que uma hora você precisa dar o trabalho por concluído. Aceite o resultado. Se você já se esforçou e trabalhou bastante no projeto provavelmente no fundo você sabe que já está muito bom. Só está com dificuldade de aceitar.

Fonte:

https://www.evolucaopessoal.com.br/o-que-e-ser-uma-pessoa-perfeccionista-e-como-deixar-de-ser-uma