8 dicas para comunicar-se bem no ambiente profissional

8 dicas para  comunicar-se bem no ambiente profissional

Parece irrelevante, mas comunicar-se bem no ambiente profissional é uma qualidade essencial a quem deseja alcançar posições estratégicas nas empresas.

Saber se expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte com as palavras certas ajuda, por exemplo, a defender um ponto de vista, negociar com clientes, estabelecer estratégias, ou simplesmente explicar suas ideias e conversar de maneira mais eficiente.

E para que qualquer profissional possa melhorar sua comunicação no ambiente corporativo e impulsionar sua carreira, seguem 8 dicas:

  1. Construa sua imagem

A imagem vai além de cuidar da aparência física. A simpatia, atenção, disposição social e a forma de se comunicar com os colegas também fazem parte desse requisito. Isso significa conhecer melhor seus colegas, saber como eles pensam e agem. Além disso, mostrar empatia e bom humor são atitudes essenciais.

  1. Aprenda a escutar

Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse, são excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões na empresa. Ao ouvir alguém falar, faça algumas perguntas como “quem, quando, onde, como ou porque”, para poder discutir o argumento apresentado.

Instituto Denize Tarabaika

Comunicar-se bem no ambiente profissional

  1. Aprenda a falar

Para saber se expressar corretamente é preciso saber argumentar. Uma dica infalível para conseguir isso e aumentar seu vocabulário, é ler. E ler de tudo: desde bons livros, jornais, revistas até bulas de remédio.

  1. Saiba conversar

Como você transmite suas mensagens quando conversa? Não use gírias! Use um vocabulário mais técnico, formal. Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Tenha postura, entonação e use gestos adequados enquanto fala.

  1. Tenha opinião

Ao defender um ponto de vista, não se baseie em “achismos”. Tenha certeza que estará falando sobre o que você sabe. Ao falar, seus argumentos devem ser sólidos para transmitir confiança.

  1. Pratique a inclusão

Estimule boas ideias, encoraje seus colegas a emitirem opiniões, envolva toda a equipe nas discussões e reuniões de projetos.

  1. Escolha o momento certo

Um dos lemas mais usados por grandes líderes: elogie em público, critique em particular. Procure o momento certo para dar um feedback e aja com cautela. Explique seus argumentos e não se esqueça de reforçar os aspectos positivos da pessoa.

  1. Foco nas reuniões

Ao falar em reuniões, certifique-se de que o tema e o momento são adequados para interromper e questionar. Uma opção é pedir a palavra ao final da reunião. Muito cuidado para não atropelar seu colega, interrompendo a conversa. Espere que ele termine sua linha de pensamento para, depois expressar sua opinião.

Essas e muitas outras técnicas você encontra nos nossos cursos de oratória. Chega de adiar seus projetos por medo de falar em público. Visite nosso site www.institutodenizetarabaika.com.br e conheça nossos cursos de oratória personalizados conforme a sua necessidade. Clique aqui ou envie um whatsapp para 41 99749-1978.