Deu branco na hora de falar?

Deu branco na hora de falar?

De repente as ideias desaparecem da sua cabeça e você fica sem saber qual rumo tomar. Deu branco na hora de falar? Me acompanhe nesse artigo e veja como agir nessa hora desesperadora.

Um dos erros mais fatais cometidos ao tentar combater o branco é insistir em reencontrar a linha de raciocínio. Quanto mais se insiste, mais o pensamento tenderá a escapar. Entre o momento do esquecimento e a descoberta de que você ficou sem saber por onde seguir na apresentação passam-se apenas alguns segundos, mas parece uma eternidade. Só quem já passou por isso sabe do que estou falando.

Quer saber como se proteger do branco? Siga as dicas que vou passar abaixo.
Prepare-se muito antes de discursar
Embora o treino e o preparo nem sempre sejam suficientes para impedir os brancos, as chances de que eles ocorram são muito maiores se você não os fizer.  E isso significa também não se limitar a uma preparação superficial como, por exemplo, “passar os olhos” duas ou três vezes no texto. Use o máximo de tempo que tiver disponível para estudar o assunto.

Outra estratégia é ensaiar o discurso de várias maneiras. Altere as palavras, modifique a ordem das etapas e tópicos, treine com e sem o apoio de recursos visuais.  Quando você treina de uma única maneira, fica limitado para lidar com os lapsos de memória.

Leve anotações
Não há problema usar anotações como recurso de apoio nas suas apresentações, desde que você não as segure nas mãos. Deixe-as sobre a tribuna ou a mesa e use-as apenas quando se sentir desconfortável, imaginando que pelo nervosismo poderá ter um branco.

Prepare suas anotações de tal forma que consiga manuseá-las facilmente quando precisar, por exemplo: escreva frases-chaves, para ajudar a seguir a sequencia das suas ideias; Inclua números, datas e valores que precisam ser mencionados.

É muito provável que você nunca precise recorrer a este apoio, mas o fato de saber que se esquecer de algum dado poderá recorrer ao recurso, vai deixá-lo mais tranquilo.

Deu branco na hora de falar

Deu branco na hora de falar?

Deu branco na hora de falar? Como agir?
Vocês já sabem como evitar o famoso branco nas apresentações. A partir de agora, vou ensinar como fazer quando for surpreendido por ele.

A lição número 1 é um clichê que funciona: Mantenha a calma e não se desespere. Com isso você só conseguirá perder o controle da situação e agravará ainda mais o problema.

Lição número 2: No início desse artigo eu disse que um dos erros mais fatais para quem é acometido pelo branco é o de insistir em encontrar a informação perdida. O que fazer neste caso?

Insista apenas uma vez. Caso não se recorde, repetir a última frase que pronunciou como se estivesse enfatizando aquela mensagem. Se ainda não funcionar, recorra ao antídoto contra o branco. Diga: “na verdade, o que eu quero dizer é…” Essa expressão o obrigará a recontar a informação por um novo ângulo, e o pensamento se ajustará para continuar com a sequencia planejada. Mas se mesmo assim não conseguir se lembrar, comente com o público que mais à frente voltará a abordar esse ponto da apresentação e passe imediatamente para o tópico seguinte.

Lição número 3: Contar com o auxílio de um ponto eletrônico no ouvido e com a ajuda de uma pessoa bem treinada para passar informações.

 

Espero este texto tenha esclarecido como se prevenir dos brancos na hora de falar em público.

Deixe aqui nos comentários e suas dúvidas ou dificuldades sobre o assunto, ou conte o que uma oratória mais atrativa faria por você e seus negócios neste momento!

 

Clique aqui para conhecer os cursos de Oratória disponíveis em nosso site.