Dicas de Oratória para falar em Público

8 Dicas de Oratória para  Falar em Público

 

1 – APRESENTAÇÃO PESSOAL: O vestuário e a higiene proporcionam uma ótima recepção entre os ouvintes. Importante: Uma fisionomia amistosa durante toda a sua oratória!

 

2 – NATURALIDADE:  Seja sempre natural. Não use máscaras de artificialismo. Seja eloquente e agradável.

 

3 – AUTOCONFIANÇA:  Antes de iniciar a sua oratória faça exercícios de alongamento básicos. Alongue os braços, as pernas, movimente o pescoço para os lados. Respire calmamente. Inspire pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca. Faça isso por uns 8 minutos. Visualize cenas positivas. Veja-se falando para o seu público e pense:  “A minha apresentação será um sucesso“!

oratória

 

 

 

 

4 – DICÇÃO e VOZ: Pronuncie bem todas as palavras. Fale em um tom mais alto de estiver em um ambiente maior. Enfatize os pontos que pretende destacar em sua oratória. Dê pausas durante o discurso. Isso proporciona uma reflexão do público.

 

5 – POSTURA:  Tenha naturalidade e postura nos gestos. Gesticule conforme fala. Não coloque as mãos nos bolsos, nas costas, nem cruze os braços. Sustente o corpo sobre as duas pernas uniformemente.

 

6 – CONHEÇA SEU PÚBLICO:  Antes de preparar qualquer oratória é preciso conhecer p seu público. São executivos? Líderes ou técnicos? Qual a formação social e cultural Os ouvintes querem ouvir um vocabulário que se adapta à eles.

oratória

 

 

 

 

7 – COMO VENCER O MEDO?   Em qualquer apresentação sentimos o chamado “frio na barriga”. É natural e sentir emoção faz bem para a nossa oratória.  Encare com naturalidade. Se você dominar o assunto não terá com o que se preocupar. Pratique os exercícios de respiração e alongamento antes de começar.

 

8 – O DISCURSO: Oratória é uma redação falada, e divide-se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Inicie apresentando-se e diga por quanto tempo falará. Diga do que se trata seu tema e os principais pontos. No desenvolvimento traga estatísticas, dados relevantes, problemas e soluções. Termine a oratória recapitulando o assunto, agradeça pela atenção e despeça-se com uma mensagem positiva.

 

Quer saber mais a respeito do nosso curso de Oratória? Clique aqui e agende já o seu curso!