É preciso dizer não

É preciso dizer não

Dizer não conserva as relações entre as pessoas, além de reforçar a nossa autoestima e a nossa identidade. Dizer sempre SIM nos faz perder a autoconfiança.

Quantas vezes você já tentou se impor, sem sucesso, a uma situação de desconforto? E quantas vezes você já disse SIM por receio de magoar a outra pessoa ou de ser magoado por ela? É provável que tenha acontecido com frequência.

O nível de dificuldade em impor nossa opinião depende do grau de submissão que sentimos em relação à opinião dos outros. Essa dificuldade pode ser por medo de parecer egoísta, chatos, grosseiros, e coisas assim. Na realidade, esses temores se desenvolvem na infância, geralmente consequentes de uma educação repressora, instalando-se crenças limitantes de incapacidade, insegurança e baixa autoestima na criança, que se perdura até a fase adulta.

Instituto Denize Tarabaika

Dizer Não

É fundamental ser assertivo e saber dizer não. Concordar com tudo e dizer sempre SIM pode comprometer a saúde emocional da pessoa. Somos formados por uma personalidade, e o “não” faz parte da nossa individuação. É preciso compreender que quando dizemos não, estamos recusando a uma solicitação e não à pessoa. Dizer não é se auto afirmar, é modelar o relacionamento com o outro.

Existem várias maneiras de dizer não sem depreciarmos a nossa imagem. Arrumar desculpas é a pior delas e não funciona na maioria das vezes. Um não incisivo e ao mesmo tempo gentil e educado é a forma que melhor funciona. Frases do tipo “… gostaria muito de pode lhe ajudar, mas infelizmente, já havia agendado um compromisso…” Ou ainda, “… gostaria muito de fazer isso para você, entretanto, tenho que fazer algumas que já havia programado antes e não poderei fazer o que me pede…” ou, por exemplo, “… eu teria o maior prazer em te emprestar esse dinheiro se não estivesse comprometido todo o meu orçamento do mês…”.

O “Não” não é uma questão de coragem ou força, mas de autoconfiança.  É melhor dizer não às vezes, à viver angustiado por ceder em tudo mesmo contra nossa vontade.

Venha conhecer sobre o Coaching e Aconselhamento Pessoal e Profissional no Instituto Denize Tarabaika

http://www.institutodenizetarabaika.com.br

Fone: (41) 9749 1978 

denizecoach@gmail.com

Atendimento só com hora marcada: Av. Cândido de Abreu, 470. Sl. 1407 – Centro Cívico -Curitiba