Liderar equipes pelo exemplo. 6 dicas para o seu sucesso.

Liderar equipes pelo exemplo. 6 dicas para o seu sucesso.

Não há nada pior para uma equipe do que os líderes que praticam a filosofia “faça como eu digo e não como eu faço“. Quando isso acontece, é visível a falta de motivação entre os funcionários. Não importa qual seja a situação, mas não liderar equipes pelo exemplo pode ser muito destrutivo para as empresas. Se estamos em uma posição de liderança, é de nossa responsabilidade orientar e levar nossa equipe à ação. Ajustar alguns comportamentos chave faz uma enorme diferença na forma como os outros nos percebem. Para inspirar a sua equipe a seguir o seu exemplo confira essas 6 dicas:

liderar equipes

1 – Estabeleça um padrão de excelência.
A melhor maneira de estabelecer um padrão é modelar o comportamento esperado. Refletir excelência é fundamental para o exercício da liderança eficaz, e o princípio fundamental para o estabelecimento de uma influência positiva.

2 – Apresente os resultados prometidos.
Liderar equipes exige também a capacidade de cumprir com os resultados estabelecidos. Para isso é preciso focar em vitórias tangíveis. Segmente as metas em pequenas partes para evitar o estresse.

3 – Valorize o relacionamento interpessoal entre a sua equipe.
Desenvolva a comunicação, a escuta e a tomada de decisão entre o seu pessoal. Demonstre transparência, justiça e honestidade. Ao elevar a importância entre os relacionamentos interpessoais da sua equipe, você promove relações autênticas e significativas.

4 – Promova uma cooperação estratégica.
A colaboração é um componente indispensável para liderar equipes com eficiência. Trabalho e qualidade são sinônimos de comprometimento.

5 – Resolva os conflitos de forma rápida e eficaz.
Resolver os conflitos entre os funcionários faz parte da rotina de todos os líderes. Desentendimentos entre colegas ocorrem naturalmente, mas hostilidade persistente não deve ser tolerada. Liderar equipes exige também habilidade de mediação bem como soluções rápidas e eficazes na resolução de conflitos.

liderar equipes

6 – Desenvolva e apoie os outros.
O desenvolvimento profissional é um mecanismo extraordinário para facilitar o crescimento. Demonstre o seu compromisso com a equipe priorizando oportunidades para o enriquecimento. Desafie o seu pessoal à superar as dificuldades, bem como reconheça e recompense a proatividade.

Com o objetivo de ajudá-lo a potencializar as suas aptidões de liderar equipes, o Instituto Denize Tarabaika conta com um curso de Liderança e Gestão de Equipes, rápido com técnicas inovadoras. Clique aqui para saber mais e agendar seu horário agora mesmo.