O Que é Ser Uma Pessoa Perfeccionista?

Você é do tipo que faz e refaz por diversas vezes o seu trabalho até se sentir confortável para dizer que está pronto? Cuidado. Talvez você seja um perfeccionista. Mas, o que é ser uma pessoa perfeccionista?

Perfeccionismo é uma ambição irracional de querer que alguma coisa fique perfeita. Acontece quando estamos trabalhando em algo e, por melhor que esteja, não conseguimos dá-lo por concluído pois nunca achamos que está bom o suficiente.

O perfeccionismo é ser demasiadamente duro consigo mesmo. É quase que um autoflagelo.

O escultor perfeccionista é aquele que mesmo depois de ter a obra em mãos acha que deveria melhorar e fica mudando, mudando e mudando mais um pouco pois tem aquele sentimento de que ainda não está como gostaria que ficasse.

Um poeta perfeccionista fica alterando o seu poema por diversas e diversas vezes sem achar que o poema está a seu contento.

O empresário perfeccionista atrasa o lançamento do seu produto no mercado por achar que ainda não ficou bom o suficiente.

O funcionário perfeccionista refaz o relatório inúmeras vezes antes de entregar ao chefe.

Os problemas do perfeccionismo

O maior problema do perfeccionismo é que nos paralisa. Gera um atraso gigantesco pois nunca nos damos por satisfeitos com o nosso próprio trabalho.

A pessoa de personalidade perfeccionista sempre acha que poderia ficar melhor e continua trabalhando na atividade por mais e mais tempo. Assim, nunca chega ao fim ou gasta tempo demais no que deveria demorar menos.

Existe um problema de mirar na perfeição. Geralmente sequer sabemos o que consideramos a perfeição. E, sem saber onde queremos chegar, como podemos chegar lá? Isso põe em cheque a validade de se ficar fixado num conceito que não temos claros para nós mesmos. A única coisa que sabemos é que ainda não está bom.

A mania de perfeição gera esse stress e ansiedade pois queremos concluir a atividade, mas o nosso perfeccionismo não permite. Fica dizendo que deveria estar melhor e assim nunca terminamos.

O perfeccionismo é uma forma de não aceitação do resultado do seu trabalho. Gera procrastinação pois empurramos mais e mais para a frente a conclusão do que estamos fazendo.

Essa mania de perfeccionismo também pode ser muito prejudicial nas relações quando o seu desejo de perfeccionismo está no comportamento do outro. Por exemplo, no caso de pais que desejam filhos perfeitos e exigem demais das crianças. Criticam uma nota 9 pois queriam o 10. Isso coloca uma carga muito pesada na criança que fica sob uma pressão prejudicial para o seu desenvolvimento.

Fonte:

https://www.evolucaopessoal.com.br/o-que-e-ser-uma-pessoa-perfeccionista-e-como-deixar-de-ser-uma