Por que temos dificuldade em dizer não?

Por que temos dificuldade em dizer não?

As pessoas que tem dificuldade em dizer não, geralmente gastam grande parte do tempo fazendo coisas para os outros – o que na verdade preferiam não fazer. Isso muitas vezes leva a um acúmulo de ressentimentos e frustrações que podem envenenar amizades e relacionamentos. As Pessoas com dificuldade em dizer não possuem também pouco controle sobre seu tempo e sua vida em geral. Sentem uma sensação como de estarem sendo inundados sem conseguir fechar a torneira.

dificuldade em dizer não

Dizer sempre sim às demandas dos outros quando preferimos dizer não, pode desencadear estresse e tensões em nosso corpo, provocando frequentemente enxaquecas e dores de cabeça. Saber dizer não equivale a “fechar a torneira”, interrompendo o fluxo de exigências e pressões externas. Quando dizemos não, assumimos a direção e ganhamos controle sobre a nossa vida e nosso tempo. Dizer não direta e francamente também aumenta a autoestima.

As pessoas que tem dificuldade em dizer não quase sempre compartilham uma série de crenças, do tipo: “Pessoas boas cedem às exigências dos outros – dizer não seria rude e egoísta”; “Os outros são mais importantes, portanto não posso recusar”; “Se eu disser não, os outros ficarão aborrecidos ou com raiva e não vão gostar mais de mim”; ou “Preciso sentir que sou necessário, que estou envolvido para sentir que sou importante”.

dificuldade em dizer não

Pessoas com crenças desse tipo possuem uma baixa autoestima e falta de autoconfiança muito elevadas. Acreditam que para serem admiradas precisam estar sempre a disposição dos outros, pois somente desta forma serão merecedoras do seu amor e da sua aprovação. Essas pessoas precisam identificar e desafiar tais crenças a fim de não se sentirem mais sobrecarregadas.

A dificuldade em dizer não nas primeiras vezes será natural. No entanto, com a prática, recusar a um pedido quando não quiser realmente aceitá-lo, ficará cada vez mais fácil e fará parte do seu cotidiano. Basta treinar a assertividade, é bem simples!

Com o objetivo de auxiliá-lo nesse processo, o Instituto Denize Tarabaika conta com cursos voltados para tratar a timidez e autoestima. Clique nos links e agende agora mesmo o seu atendimento!