Você sente medo de falar em público?

Você sente medo de falar em público?

Você sabia que a pessoa que sente medo de falar em público, geralmente este medo está relacionado à situações do cotidiano? Sentem receio ao falar para um pequeno grupo de pessoas, ou até mesmo conduzir/participar de uma reunião, quando os colegas de trabalho interagem com ela. Veja o exemplo de um relato: “Quando eu apresentei meu TCC, meus joelhos estavam tremendo, e minhas mãos suando. Por dentro, principalmente no inicio, eu estava gritando: me tira daqui”.

As pessoas também podem ficar ansiosas em situações corriqueiras de falar em público.  Por exemplo, há pessoas que ficam ansiosas na igreja, quando convidadas a fazer uma leitura. A ansiedade pode disparar quando algumas pessoas  falam com alguém que represente a autoridade. Os sintomas mais comuns da ansiedade são: voz trêmula, sudorese, tremores, rubor facial, dificuldade em recuperar o fôlego, tonturas, náuseas, problemas gastrointestinais.

Outro grande vilão que acompanha a ansiedade são os pensamentos negativos, do tipo: “As outras pessoas vão pensar que sou estúpido porque gaguejo e fico agitado quando falo” ou “Como é que eu vou sair dessa?” Ao iniciar-se este ciclo vicioso de corpo e mente, geram-se dúvidas sobre a capacidade de lidar de forma eficaz com as situações de improviso ao falar em público.

sente medo de falar em publico

Felizmente, existem muitas maneiras ​​que você pode aprender e diminuir o pânico de falar em público. Em seguida apresento algumas estratégias para aprender a lidar com a ansiedade e medo:

  • Ansiedade: Observe as sensações do seu corpo sem se exaltar e aceite os sintomas. Para conseguir isso, lembre que, embora os sintomas sejam desagradáveis, eles não lhe causarão dano nenhum. RESPIRE DE FORMA VOLUNTÁRIA. Escolha um local silencioso, Sente, feche os olhos, Inspire e expire, observando o ritmo da sua respiração.  Faça esse exercício por 10 minutos.
  • A sua mente e o medo: Para ajudar a sua mente a diminuir os pensamentos negativos, é necessário tonar-se mais consciente do diálogo que tem consigo mesmo, implementando formas positivas de lidar com seus medos. Uma parte importante para o treinamento da sua mente é o poder do foco. Aquilo que focamos expande-se. Sendo assim, foque nos seus pontos fortes. Concentre-se em coisas que façam parte do processo de interação com o público. Visualize-se numa situação difícil e como os seus pontos fortes o ajudariam a ultrapassar essa dificuldade. Essa será a sua estratégia de eficácia e segurança.

 

Essas e muitas outras técnicas você encontra nos nossos cursos de oratória. Chega de adiar seus projetos por medo de falar em público. Visite nosso site www.institutodenizetarabaika.com.br e conheça nossos cursos de oratória personalizados conforme a sua necessidade. Clique aqui ou envie um whatsapp para 41 99749-1978.